Vulcão Cumbre Vieja e suas curiosidades. Confira!


Vulcão Cumbre Vieja e suas curiosidades. Confira mais sobre esse fenomeno da natural que acontece em muitos paises.
Fonte: Google

De início, saiba que o Vulcão Cumbre Vieja (português: Cumieira Velha) é uma gigantesca cadeia de montanhas e complexo vulcânico que se encontra localizado na ilha de La Palma, arquipélago das Canárias (Espanha), com uma imensa altitude de 1949 metros.

Ainda assim, a erupção mais recente está em curso, tendo começado a 19 de setembro de 2021. Após 3 meses, a erupção do vulcão em Espanha pode estar a aproximar-se do seu fim.

Contudo, o período de atividade do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, se iniciou em 19 de setembro e já destruiu uma área equivalente a de cerca de 1.134 campos de futebol. Logo assim, começou a dar alguns dos seus primeiros sinais de exaustão e pode ser proclamada se não se observar nenhuma outra ação durante o espaço de tempo de 10 dias, alertaram os cientistas.

História VulcânicaVulcão Cumbre Vieja

Todavia, sabido por todos que La Palma é uma ilha vulcânica oceânica, e muito interessante, por sinal. Ainda assim, atualmente considerada pela comunidade científica, como sendo o local da maior atividade vulcânica nas Ilhas Canárias.

Portanto, as grandes erupções históricas de Cumbre Vieja ocorreram nas seguintes datas: 1470, 1585, 1646, 1677, 1712, 1949, 1971 e recentemente em 2021.

A Teoria Do Megatsunami

Sobretudo, no ano 2000, a emissora BBC2 emitiu o documentário Megatsunami, no qual foi sugerido que um futuro colapso do flanco ocidental de Cumbre Vieja poderia causar um imenso “megatsunami”. Bem como, que atingiria a costa ocidental de África, a costa ocidental do continente europeu e uma parte importante da costa oriental da América.

Por fim, a partir do estado da Florida nos EUA, e isso acabou gerando todo um debate em torno desta teoria, que veio a preocupar muitos moradores e cientistas. Desse modo, a possibilidade de haver erupções de Cumbre Vieja, um complexo vulcânico estável, que possam gerar um tal megatsunami é considerada pela comunidade cientifica impossível pelo Involcan.

Gostou de saber e conhecer mais sobre a Vulcão Cumbre Vieja?

Então aproveite e compartilha com seus amigos e familiares. Não esqueça de curtir abaixo nas entrelinhas.

Veja também:

Ilha do Marajó – PA e suas belezas naturais. Veja!

Vulcão Krakatoa suas formações e características. Veja!

Formação de Praias Oceânicas. Veja mais!

Urubu-de-cabeça-amarela e suas características. Confira!

Lagoa de Araruama – RJ e sua beleza natural. Veja!

Soure – Marajó – PA e suas belezas naturais. Confira!