Taj Mahal na India – Todo Misticismo por Trás Deste Monumento Histórico.


Taj mahal india monumento
Fonte: Google

Antes de mais nada vamos trazer toda a história sobre este monumento esplendido que é o Taj Mahal, localidade, curiosidade, como surgiu e muito mais.

O Taj Mahal é um monumento construído pelo imperador Mughal Shah Jahan em memória de sua terceira esposa, Mumtaz Mahal.

Foi construído entre 1632 e 1648, durante o reinado daquele grande governante, a um custo estimado em cerca de 32 milhões de rupias (aproximadamente US$ 1 bilhão), que naqueles dias representavam mais da metade da receita de toda a província de Agra.

Foi designada como Patrimônio Mundial da UNESCO e descrita como “a jóia da arte muçulmana na Índia. Conheça tudo sobre o Taj Mahal.

E uma das obras-primas universalmente admiradas do patrimônio mundial”.

Em 1983, a Pesquisa Arqueológica da Índia propôs que o Taj Mahal fosse restaurado à sua cor original. Mas dados os atuais níveis de poluição, eleseria necessário um esforço considerável para restaurar o Taj Mahal à sua cor original, e é improvável que isso aconteça.

A arquitetura do Taj Mahal é descrita como “uma síntese de muitas formas” e “uma interação de muitos elementos”.

O projeto foi concebido como um mausoléu para Mumtaz Mahal, mas mais tarde ocupado por Shah Jahan foi modificado em um complexo integrado de múltiplos edifícios .

Ele inspirou vários edifícios e estruturas notáveis na Índia, incluindo o Black Taj Mahal , um dos marcos mais famosos de Ahmedabad.

Até agora, o Taj Mahal tornou-se um símbolo do amor eterno que todos conhecem, mesmo que tenham acabado de ver fotos ou visto de longe de suas telas de televisão.

O que não é tão bem conhecido é que o Taj Mahal não tem nada a ver com amor, mas tudo a ver com a ânsia de poder e riqueza.

A história por trás deste grande monumento está cheia de sangue, de terríveis cobiças humanas e, em última análise, de morte.

A história de Taj Mahal começa no sul da Índia quando Shah Jahan, um governante arquétipo de cerca de 20 anos de idade, decidiu que seria uma boa idéia seqüestrar uma mulher de uma das esposas de seu pai (que era apenas 16 anos mais velho que ele).

Ela era linda e ele a queria a qualquer custo (ele provavelmente a viu uma ou duas vezes ao passar e se apaixonou).

E foi exatamente isso que aconteceu: Mumtaz Mahal , sua futura esposa, era tirada à força de sua casa uma noite e levada a seu palácio.

Shah Jahan se apaixonou por ela à primeira vista, mas não a tratou bem. Ele só estava interessado em conquistar o coração daquela bela mulher que ele tinha pela força, não por amor ou paixão, mas porque ela o intrigou.

Afinal, você não se apaixona por alguém que é raptado à força pelos guardas de seu irmão … certo?

É mais provável que você tenha medo deles para sempre!

Entretanto, Mumtaz Mahal deu à luz 14 crianças enquanto estava preso dentro das paredes do palácio do Shah Jahan … talvez isso tenha afetado um pouco a relação deles.

Um dia, Shah Jahan estava cansado de Mumtaz Mahal edecidiu que queria se casar novamente.Ele lhe deu um fruto venenoso e ela morreu em poucas horas depois de consumi-lo.

Após a morte de sua esposa, Shah Jahan ficou tão obcecado com ela – não por amor ou paixão, mas porque ele acreditava que ela era a única para ele – que mandou construir um túmulo magnífico para que todos pudessem se lembrar de Mumtaz Mahal para sempre…

Em outras palavras, o imperador amava tanto sua esposa que decidiu construir um mausoléu espetacular para ela, mesmo que ela ainda estivesse viva!

Mas, novamente, teria sido impossível dar à luz 14 filhos em apenas 20 anos se você estivesse sempre sendo guardado … não é mesmo?

Nesta época, a construção começou em que monumento estupendo que conhecemos hoje como o Taj Mahal.

Sim, dinheiro e tempo foram gastos na construção de um grande mausoléu para sua amada esposa, mesmo quando ela ainda estava viva!

Mas a riqueza e o poder não eram suficientes: Shah Jahan queria deixar uma marca que ninguém jamais esqueceria. Ele queria que todos se lembrassem dele para sempre, assim como se lembrava de Mumtaz Mahal … mesmo que isso significasse ter 14 filhos com ela!

E assim, após 22 anos de trabalho, arquitetos, engenheiros, artesãos e operários construíram o que se tornou uma obra de arte excepcional. Afinal, nada é mais impressionante do que o amor … até mesmo o amor forçado!

Mas as coisas nem sempre são o que parecem ..

Bom espero que tenha gostado de saber essa história de amor, por trás desse monumento taj mahal… Convido a ver mais artigos como esse: