Saiba Tudo Sobre a Palmeira-Leque e Suas Curiosidades


Palmeira-leque e suas características, leia mais sobre essa planta linda e super usada em Jardins ornamentais.

A palmeira-leque é uma árvore de resina, que produz galhos finos e palmas semelhantes às folhas de uma palmeira. Ainda assim, partir da década de 1960, no Litoral Norte do Paraná, pequenas plantações foram criadas para comercialização das palmas leque.

Primeiramente, com passar dos anos e a evolução tecnológica do setor do petróleo no Brasil, o cultivo da palmeira-leque praticamente descontinuou. Palmeiras da espécie são distintas das outras palmas com a presença de folhas especiais nas pontas formando um leque.

Todavia, a palmeira-leque é uma espécie de palmeira, muito utilizada no Brasil como planta ornamental principalmente devido à sua grande resistência a inclemências do tempo e pela beleza natural que exala. Ela é originária da Ásia.

As características Palmeira-leque

Palmeira-leque é uma palmeira muito bonita, sua folhagem é verde-jade, e com flores em tons de rosa, azul e amarelo. Bem como, ela tem o seu habitat natural no Peru, então mantenha isso em mente ao ver outras variações de plantas Palmeiras no mercado.

Portanto, embora seja uma árvore que só se encontra no Brasil, esta tipicidade moderna, uma alegoria da mocidade eterna, usada por muitos milhares de pessoas ao redor do mundo. Ou seja, as palmeira-leques também são sugestivamente ornamentados com leques que podem ser abertos manualmente e girados de forma completamente lateral.

O Palmeira-leque é uma árvore de pequeno porte, de crescimento rápido, e cuja madeira tem cores variadas, geralmente vermelha acastanhada a castanha.

Ainda mais, a espécie encontra-se distribuída no Brasil inteiro, atingindo seu apogeu entre o limite com o Rio Grande do Sul e o sul de Minas Gerais. Apesar disso, seu porte compacto e sua cor característica favorecem sua utilização para estacas de cercamento.

Onde plantar

Uma palmeira de leque (Calamus) ocorre, em plantações naturais, em afloramentos rochosos e mesmo em solo sedimentar.

Suas rochas de pedra, seja solo arenoso ou sedimentar, apresentam características geomórficas que podem ser usadas como fonte de nutrientes e, dessa forma, gerar biodiversidade e riqueza biológica.

Além disso, Uma palmeira leque ou também conhecida como leque de palmeira é uma planta perene.

Por fim, trata-se de um arbusto tipicamente brasileiro, que não requer muito espaço para se desenvolver e dar as flores, uma vez que não possui flores de grandes dimensões.

Gostou de saber e conhecer mais sobre o Palmeira-leque?

Então aproveite e compartilha com seus amigos e familiares. Não esqueça de comentar o que achou desse assunto incrível.

Veja também:

poranga – SP e suas belezas naturais. Veja!

Cacto e suas características únicas. veja!

Gonçalves – MG e suas belezas naturais. Veja mais!

Jericoacoara, Brasil – e suas belezas naturais. Veja aqui!

A Natureza se comunica diariamente. Confira como!

Porto de Galinhas e suas belezas naturais. Confira!

5/5 - (1 vote)