Mico-leão-dourado suas características e beleza. Veja!


Mico-leão-dourado suas características e beleza, leia mais sobre a vida desse animal belíssimo, esperto e muito elegante.

As espécies de Mico-leão-dourado, são de tamanho médio em comparação com outros saguis (300-470 gramas – excluindo Mico humilis). Hoje, a comunidade cientifica conhece três espécies que têm tufos de pelos em ambos os lados do pavilhão auditivo: Mico mauesi, Mico chrysoleucos, Mico humeralifer.

Sobretudo, há também o mico intermedius, que só tem tufos na área externa da orelha, e as outras espécies têm basicamente orelhas nuas. Ainda assim, a cauda é principalmente preta, contrastando com a coloração ventral e dorsal do animal, mas pode ser anelada.

Alimentação

Todavia, são frugívoros insetívoros e usam a sua mandíbula e incisivos especializados para perfurar os troncos das árvores para exsudados. Além disso, alguns autores sugeriram que Callithrix, Mico e Saguinus marmosets têm preferência por florestas com um certo nível de perturbação, uma vez que este ambiente proporciona uma maior disponibilidade de frutos e insetos.

Leia mais em dicasesolcoes.com

Ecologia do Mico-leão-dourado

Portanto, consequentemente, hoje em dia os saguis amazónicos do género Mico têm uma área de cultivo entre 5 e 28 hectares. Ainda mais, as equipes podem conter até 15 indivíduos e consistem geralmente numa fêmea reprodutora dominante e um ou dois machos reprodutores adultos, mas grandes equipas podem ter mais fêmeas em idade reprodutiva.

Reprodução do Mico-leão-dourado

Contudo, essa espécie, na época de reprodução do mico-leão é de Setembro a Novembro e de Janeiro a Março, e eles também podem procriar uma ou duas vezes durante o ano. Bem como, geralmente, cada uma das suas gestações pode produzir uma ou duas crias, que nascem entre Setembro e Março, uma vez que os frutos e insetos estão amplamente disponíveis.

Por que ele é tão cassado?

Por fim, finalmente, as ocupações agrícolas e extrativas, juntamente com a ocupação e o crescimento não regulamentado das regiões costeiras da Mata Atlântica, quase exterminaram este mamífero de capa dourada. Além disso, estima-se que o tráfico de animais seja uma das componentes que contribuem para este caso.

Gostou de saber e conhecer mais sobre a Mico-leão-dourado?

Então aproveite e compartilha com seus amigos e familiares. Não esqueça de curtir abaixo nas entrelinhas.

Veja também:

Macaco-Uivador e suas incríveis habilidades. Veja!

Macaco e suas incríveis características. Veja!

Chapada dos Veadeiros e sua Natureza Bela. Veja!

Lagoa de Araruama – RJ e sua beleza natural. Veja!

Soure – Marajó – PA e suas belezas naturais. Confira!

Gruta do Lago Azul – MS e suas belezas naturais. Confira!

5/5 - (1 vote)