Deserto do Atacama e suas particularidades. Confira!


Deserto do Atacama e suas particularidades. Confira tudo e muito mais curiosidades sobre esse lugar incrível.

Em primeiro lugar, no território chileno está o Deserto do Atacama, que é considerado o deserto mais seco do mundo, tem cerca de 105.000 km de comprimento.

Todavia, ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, este deserto tem paisagens que vão muito além das clássicas dunas de areia e reserva paisagens surpreendentes, indo claramente muito além do que nos vem à mente quando pensamos em “deserto”.

Além disso, quem esperaria descobrir, no meio do maior e mais árido deserto do mundo, um lago cristalino cheio de flamingos? Bem, no Atacama, em outros termos viáveis, existe.

Qual é O Clima No Deserto De Atacama

Todavia, como outros desertos, o clima é quente durante todo o dia e gelado durante a noite. Ao longo do ano, o clima é seco, com variações de temperatura entre 0 e 40 graus Celsius. Isto porque não há vegetação ou edifícios para manter o calor do dia à noite.

O Deserto do Atacama encontra-se numa área chamada “sombra da chuva”, que estabelece a sua localização geográfica: entre a cordilheira dos Andes, que bloqueia o ar húmido proveniente da Amazónia, e a cordilheira costeira, que se interpõe no caminho das correntes que vêm do Mar do Pacífico.

Leia mais em dicasesolucoes.com

Quanta Chuva Não Chove No Deserto De Atacama

O Deserto do Atacama é o deserto mais seco do mundo. A precipitação média na área é de apenas 1 mm por ano e em algumas porções específicas do deserto não se tem registado qualquer precipitação desde 1570. Imagine: um lugar que não tem chuva há mais de 400 anos!

Porque é Que O Clima Do Deserto De Atacama é Tão Seco

Contudo, as correntes eólicas e oceânicas desempenham um papel importante na formação deste ponto particularmente seco do mundo. O anticiclone do Pacífico, por exemplo, sopra para norte do Pólo Sul, transportando ar frio e seco.

A Corrente Circular Walker, por sua vez, actua para mover as nuvens. Como tudo isto acontece, a famosa corrente oceânica de Humboldt cria uma inversão térmica que impede a formação de humidade na área. Ou seja, isto significa que não há precipitação e que a evaporação é elevada.

Curiosidades Sobre o Atacama

Portanto, Lagos a uma altitude de 4.000 metros, formações rochosas esculpidas pelo vento, fauna e flora, áreas que se assemelham à lua, lagos onde não se pode afundar, aldeias pitorescas, sítios arqueológicos, deserto salino e um céu….

 Ah, um céu incrível, tanto de dia, uma vez que um azul forte toma conta, como de noite, uma vez que enormes quantidades de estrelas se mostram. O Atacama é o cenário de paisagens incríveis e diferentes.

 Por fim, no final, a especificação é que uma região desértica, chamada Salar de Atacama, tem um microclima distinto e tornou viável cada uma destas curiosas formações. Até chove nesta região, algo basicamente inexistente num deserto como o Atacama. 

Gostou de saber e conhecer mais sobre o Deserto do Atacama?

Então aproveite e compartilha com seus amigos e familiares. Não esqueça de curtir abaixo nas entrelinhas.

Veja também:

Chapada dos Veadeiros e sua Natureza Bela. Veja!

Praia do Gunga – Alagoas e suas belezas. Confira!

Ilha do Marajó – PA e suas belezas naturais. Veja!

Salvaterra – Marajó e suas curiosidades naturais. Veja!

A Águia-de-asa-redonda e suas curiosidades. Confira!

Praia Morro de São Paulo – Bahia. Veja suas belezas!

5/5 - (1 vote)