Águia-Serrana suas características diversas. Veja mais!


Águia-Serrana suas características diversas, conheça mais sobre esse animal incrível da natureza, saiba mais sobre seu habitat.
Fonte: Google

A águia-serrana (Geranoaetus melanoleucus) é uma águia encontrada em zonas rurais e montanhosas. A sua área de distribuição inclui os Andes desde a Terra do Fogo até à Colômbia e Venezuela, expandindo-se para leste a partir daí até ao norte da Argentina e sul do Brasil, onde é considerada uma espécie rara e está listada como ameaçada pelo IBAMA, mas não pela IUCN.

Sobretudo, Está isolado noutras zonas do Brasil, como o sudeste, centro-oeste e nordeste. Também é conhecido pelo nome de gavião-de-serra ou gavião-pé-de-serra, assim como no nordeste do Brasil é conhecido pelo famoso nome de Turuna ou gavião-pé-de-serra de Turuna.

Leia mais dicasesolucoes.com

 Alimentação da águia-serrana

Ainda mais, a águia harpia é uma espécie livre e caça em regiões abertas, especialmente no topo das montanhas, em campos e pastagens adjacentes e em regiões de savana. A sua destreza permite-lhe apanhar rapidamente presas em voo, tais como andorinhões e pombos selvagens, bem como abater no solo codornas, inhambus e perdizes.

Para além das aves, alimenta-se de pequenos e médios mamíferos, tais como roedores, furões e tatus, e a sua dieta inclui também répteis e anfíbios. Ou seja, oportunista, tem sido visto a destruir um ninho de joão-de-barro para se alimentar de filhotes.

Portanto, raramente pode capturar saguis nas zonas periféricas entre a floresta e o campo ou no cerrado. Embora seja um predador formidável que mata uma vasta gama de presas, pode também raramente alimentar-se de carniça.

 Reprodução da águia-serrana

Contudo, constrói o seu ninho em escarpas rochosas com ramos secos. Os filhotes são alimentados durante os seus primeiros 4-5 meses de vida, e as águias preferem utilizar um único ninho ao longo da sua história.

Distribuição Geográfica

Por fim, ocorre desde os Andes até ao sul da Argentina e Chile. No Brasil, encontra-se no Rio Enorme do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Enorme do Norte.

Gostou de saber e conhecer mais sobre a Águia-Serrana?

Então aproveite e compartilha com seus amigos e familiares. Não esqueça de curtir abaixo nas entrelinhas.

Veja também:

Chapada dos Veadeiros e sua Natureza Bela. Veja!

Lagoa de Araruama – RJ e sua beleza natural. Veja!

Floresta Amazônica e suas belezas naturais. Confira aqui!

Monte Roraima e sua natureza exuberante. Veja aqui!

Soure – Marajó – PA e suas belezas naturais. Confira!

Ponta Grossa – Paraná. Veja suas belezas naturais!

5/5 - (1 vote)