Águia-das-filipinas e suas curiosidades. Confira!


Águia-das-Filipinas e suas curiosidades, leia mais sobre sua essa ave exuberante e imponente, tudo sobre sua reprodução e habitat.

A águia-das-filipinas (Pithecophaga jefferyi), também chamada de águia-pesqueira, é uma das muitas águias gigantes que hoje em dia encontram-se ameaçadas de extinção e que vive nas Filipinas, nas suas florestas tropicais.

A espécie não está extinta na natureza, mas continua ameaçada pelo desflorestamento nas Filipinas, pelo que a reprodução em cativeiro – através da qual 20 aves foram obtidas nos últimos 14 anos numa experiência conduzida pela Philippine Eagle Foundation, uma organização não governamental – é crucial para evitar a extinção total da espécie.

Distribuição Geográfica

Contudo, esta ave vive agora apenas num pequeno grupo de ilhas nas Filipinas. As florestas das ilhas de Mindanao, Luzon, Samar e Leyte são o seu último refúgio..

Portanto, esta águia está restritamente encontrada nas ilhas de Luzon e Mindanao, restando cerca de 500 indivíduos o que está basicamente extinta. Ainda mais, espécie residia originalmente nas florestas tropicais das 4 principais ilhas do arquipélago. Habita em florestas fechadas e não voa sobre as copas das árvores.

Alimentação da águia-das-filipinas

Bem como, essa águia conhecida pelos locais por águia-pega-macaco, porque a sua dieta inclui macacos e lémures, entre outros animais enormes.

Tamanho e reprodução da águia-das-filipinas

Uma águia desta espécie pode ter uma envergadura de asas de 2,40 metro e medir até 1 metro, por isso ela é considerada uma das maiores águias que existem no mundo. Logo assim, estima-se que cada fêmea põe um ovo de 3 em 3 anos, num ninho que pode ter até 3 metros de diâmetro.

Uma espécie quase extinta

Infelizmente, a devastação do seu habitat devido à desflorestamento, juntamente com a exploração da mineração e a caça furtiva, significou que atualmente existem apenas 400 espécimes na natureza. Além disso, a sua taxa de reprodução também está a diminuir devido à acumulação de pesticidas no seu organismo.

Estatuto de conservação

Por fim, o seu estatuto de conservação está criticamente ameaçado, sendo apenas cerca de 250 indivíduos considerados como vivendo de forma independente. Ainda assim, a águia-das-filipinas (Pithecophaga jefferyi), também chamada de águia-pesqueira, é uma das muitas águias gigantes que hoje em dia encontram-se ameaçadas de extinção e que vive nas Filipinas, nas suas florestas tropicais.

Gostou de saber e conhecer mais sobre a Águia-das-filipinas ?

Então aproveite e compartilha com seus amigos e familiares. Não esqueça de comentar o que achou desse lugar  incrível.

Veja também:

Gonçalves – MG e suas belezas naturais. Veja mais!

Brotas – SP e sua natureza encantadora. Veja?

Trancoso – Bahia e sua beleza natural. Veja!

Canoa Quebrada – Ceará, e seus encantos naturais. Veja!

Impacto Ambiental na Natureza. Confira!

Minas Gerais e sua bela Natureza. Veja!

5/5 - (1 vote)