A Jaçanã é fantástica


Acredite essa ave vai ter surpreender

 Primeiramente, a jaçanã comum, ou simplesmente jaçanã, é uma espécie de ave charadriforme da América do Sul que pertence à família das jacanídeas. Como a maioria das espécies de jaçanídeos. Por fim a fêmea é maior que o macho e forma haréns de até 4 ou 5 machos de cada vez.

Assim, as Jaçanãs também são popularmente conhecidos pelos nomes aguapeaçoca, cafezinho, casaca-de-couro, ferrão, japiaçó, japiaçoca, tuchuruco, marrequinha, menininho-do-banhado, nhaçanã, nhançanã, nhanjaçanã, piaçó, piaçoca e pia-sol. Portanto, é a única espécie da família Jacanidae presente em sua vasta distribuição.

 Distribuição Geográfica E Habitat

 Contudo, a jaçanã está bem distribuída pelas Américas, e pode ser vista desde as Guianas até Venezuela, Colômbia, Brasil, Bolívia, Argentina, Equador, Peru e Chile.

 Estas aves habitam principalmente três habitats diferentes: vegetação aquática (flutuante e estacionária), prados e praias arenosas, e estão ativas durante todo o dia, da madrugada ao entardecer.

A preferência por permanecer nesses ambientes corresponde a cerca de 74% à vegetação aquática, 20% aos prados e 6% às linhas costeiras. A saturação do habitat aumenta a competição pelo espaço, com várias onças-pintadas impedidas de se reproduzir por sua incapacidade de obter e proteger um território.

 Esta competição prevê que a morfologia, a aparência externa, deve ser um intenso indicador de triunfo na obtenção de um território entre fêmeas e machos de Jaçanãs.

Algumas Características

Estas aves têm cerca de 23 cm de comprimento, têm plumagem preta com um manto marrom claro, um bico amarelo brilhante com um escudo frontal vermelho, uropígios amarelo-esverdeados, que se encontram com um esporão vermelho vivo.

Por seguinte, elas também têm pernas, com dedos longos e abertos, adaptadas à locomoção sobre plantas aquáticas. No dedo do pé restante, o prego é mais longo que o próprio dedo do pé, o que lhes permite andar sobre essas plantas.

O prego extenso divide o peso do animal sobre uma base extensa, permitindo que ele corra e caminhe sobre as folhas das plantas flutuantes como se estivesse em terra firme.

As propriedades do tarso e falanges das jaçanãs tornam viável e simples a caminhada destas aves sobre a vegetação aquática flutuante, permitindo-lhes explorar um nicho pouco explorado por outras espécies de aves.

Alimentação

 As jaçanãs são onívoras e passam cerca de 80% de seu tempo tentando encontrar alimentos em substratos como solo, ervas daninhas e vegetação aquática flutuante.

Ao capturarem os alimentos, eles usam duas táticas diferentes de forragem, a ativa, na qual andam com o pescoço dobrado para baixo, e a de sentar e esperar, uma vez que ainda estão ao redor de uma piscina de larvas de insetos coletores de água.

Eles também têm a capacidade de virar as folhas para remover organismos das raízes e da área foliar inferior. Durante os estágios de pouca água, elas se alimentam principalmente em regiões arenosas ou ensiladas e em pastagens que foram submersas durante enchentes anteriores.

No entanto, as jaçanãs jovens e adultas possuem a mesma eficiência na captura de alimentos, o que possivelmente está relacionado com as estratégias de forragem usadas por estas aves.

Por fim, a estratégia de forragem ativa, por exemplo, tem um custo energético mais baixo em comparação com outras estratégias de forragem.

Você vai gostar de saber sobre os seguintes:

Pomba-Antártica. Uma Ave Fantástica.

Descubra Vista Deslumbrante da Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, Visite a Pedra Da Gávea.

O Pássaro Maguari. Saiba Mais Sobre Essa Ave

Pássaros e suas curiosidades. Confira!

Conheça a Águia-Imperial-Oriental e Suas Características.

Gavião-Belo e suas incríveis curiosidades. Confira!